domingo, 26 de julho de 2009

Saudades da Maria

Ontem de madrugada eu lidava com mais um surto de insônia - que espero estar com os dias contados - e me lembrei de uma pessoa muito especial. Lembrei-me da Maria.

Lembrei-me no sentido de recordar muitos momentos em que estive com ela, pois constantemente lembro-me dela pelo blog do Rogério, seu esposo.

Eu e Maria conhecemo-nos na UBS Reunidas II; tecnicamente, ela era minha chefe, pois era responsável pelo RH da UBS, entre outras coisas. À época, ela estava terminando a graduação em Psicologia, e diante disso eu sempre pedia conselhos a ela - eu e meus eternos problemas de consciência... - que ouvia prontamente e sempre tinha uma palavra amiga a dizer.

Como relações de trabalho não são assim tão tranquilas, houve vezes em que me indispus com ela, por conta de coisas inerentes à loucura característica do setor administrativo dos locais de trabalho, mas eram problemas que podiam ser - e foram - superados.

Lembro-me que sempre que eu estava deprimida, a Maria percebia, e me perguntava se eu queria conversar. Nós parávamos o que estávamos fazendo e ficávamos conversando. Claro que o trabalho não ficava de lado, pelo contrário, acabava rendendo mais depois de alguns minutos de desabafo.

No ano passado estávamos, eu, ela e o Rogério, em ritmo de estudos. Ela, fazendo uma especialização em Psicologia do Esporte; eu e o Rogério, envolvidos com o vestibular. Era um apoio e uma torcida mútuas. Todas as vezes em que eu me sentia cansada, ela era uma das pessoas que sempre me estimulavam a continuar. Conversávamos sobre nossos interesses acadêmicos; ela admirava a minha paixão pelas Letras, e eu admirava a paixão dela pela Psicologia.

Neste ano, ela participou do momento mais especial dos últimos tempos: estava eu, aflita e ansiosa, no dia 04 de fevereiro, pois era o dia em que saía a lista da FUVEST. E justo naquele dia o Speedy da UBS resolveu parar de funcionar. Eu não me aguentava de ansiedade, até que a Nathália me mandou um SMS dizendo que eu havia passado. Como não reconheci o número, comecei a tremer. E fui atrás de quem? Da Maria. Ela prontamente deixou sua mesa e foi comigo até a lan house, para vermos a lista. O Rogério ligou enquanto descíamos, mas ela me disse que ele estava sem acesso à internet também; mais tarde me contou que ele já sabia que eu tinha passado, mas ela preferiu que eu visse com meus próprios olhos. E quando eu vi o meu nome na lista, e comecei a chorar como uma criança, a Maria me abraçou bem forte e me dizia "Parabéns, você merece, você merece tudo o que você conquistar!".

Pouco tempo depois a Maria saiu do Reunidas II, pois ela estava fazendo mais uma especialização, agora na área de Pedagogia, e foi transferida para uma UBS que tinha o horário mais adequado para seus compromissos acadêmicos. Isso foi pouco antes de eu também sair de lá. Eu senti, muito, a falta dela nos dias que se seguiram. As pessoas que trabalham no Reunidas são muito boas também, mas trabalhar lá sem a Maria não era a mesma coisa...

Eu a vi há alguns meses no ônibus, e mesmo que tenha sido por poucos minutos, eu adorei reencontrá-la. A Maria é o tipo de pessoa que não esquecemos jamais; ela é uma ótima amiga, e uma brilhante psicóloga. Eu lamento imensamente não ter mais contato diário com ela; essa vida estranha de compromissos e rotinas faz com que as pessoas se afastem sem querer...

Mas sempre que eu abrir o meu diário de papel, lá estará a cartinha que ela me mandou no dia da 1ª fase da FUVEST, me lembrando que eu tenho o imenso prazer de ter a Maria como amiga.


quarta-feira, 22 de julho de 2009

Anticlímax com o DM

Dave Gahan morreu e esqueceu de deitar. Não é possível...

Há algum tempo atrás diversos shows do Depeche Mode foram cancelados por conta de uma gastroenterite do vocalista. Alguns dias depois, Dave foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor na bexiga.

Retomaram os shows, confirmaram a passagem pelo Brasil (citada anteriormente aqui) e tudo ia bem.

Daí hoje enquanto eu enfrentava o trânsito de São Paulo a caminho da faculdade, ouvindo a Kiss FM, eis que o titio Marco Antônio anuncia uma coisa "triste".

O Depeche Mode cancelou as apresentações que faria no Brasil.

Querendo eu saber o porquê, e também pra poder xingar os caras até a morte junto com o Zam (que ia comigo no show), eu fui no Depeche Mode Brasil pra dar uma olhada. Eis abaixo:

Depeche Mode Cancela Shows do Rio de Janeiro e São Paulo - quarta-feira, 22 de julho de 2009

A banda publicou em seu site oficial hoje que os shows de São Paulo e Rio de Janeiro não terão espaço na "Tour of the Universe" devido a problemas logísticos provocados pelo remanejamento de datas na Europa.

A banda pede desculpas aos fãs brasileiros.

As demais datas sul americanas permanecem inalteradas.

Ok, problemas de logística, mas por quê? Daí me dirigi ao site Depeche Mode dot com e descobri:

Depeche Mode regret to announce that the following performances will be cancelled due to a calf muscle tear Dave Gahan suffered during the band's show in Bilbao on July 9th.

* Saturday, July 11th at Super Bock Super Rock Festival in Porto

* Sunday, July 12th at Olympic Stadium, Sevilla

Ou seja, o Dave Gahan estirou um músculo da perna e teve que cancelar dois dos shows que o Depeche faria na Europa. Alguns deles foram reagendados... e nessa não sobrou espaço pras datas do Brasil.

É uma pena. Eu queria mesmo ir nesse show...


As reposições, os trabalhos e a minha mente virando pó

(postagem apressada, ok?)

Começou a reposição de aulas na USP.

Aleluia...

Eu já vi que tenho nota pra passar em duas disciplinas. Isso me deixou um tanto tranquila. Em uma outra disciplina é relativamente fácil alcançar nota: o conteúdo da prova resume-se a quatro textos que podem ser facilmente resumidos num final de semana.

Aquele trabalho que eu citei no último post começou a ser refeito. É. Mas antes de começar a refazer, eu tive que lidar com outro que eu não tinha entregado por falha de massa encefálica. A minha professora de IELP é um anjo que me deixa entregar os trabalhos fora do prazo. Mas o prazo é hoje.

Aí é que entra a minha mente virando pó: tive quatro horas pra elaborar um comentário de duas páginas, devidamente embasado e justificado. Vou voar pra faculdade agora, pra entregar o comentário e garantir mais uma nota pra contagem final; sem ele, eu teria que tirar no mínimo 7 no trabalho "supra-citado" e daí eu ia virar uma ameba.

Aí é que eu dou razão pro Fabrício mesmo:

"A FUVEST foi a última prova fácil da sua vida".

Ele tem toda razão...

segunda-feira, 6 de julho de 2009

As tentações de uma universitária

A FFLCH resolveu voltar a funcionar, isso significa que eu vou ter reposição de aulas a partir do dia 20 de julho. Dia 10 de agosto eu começo a estudar de manhã, se os tios do Jupiter forem bonzinhos e retificarem a matrícula do jeito que eu pedi. (É, eu sei que eu já tinha dito aqui que eu não queria estudar de manhã, mas pelo bem da minha saúde eu preciso começar a dormir direito e acordar cedo...)

E isso também significa adeusinho às minhas tentações alheias à graduação. Quer dizer, não tão alheias assim, mas... vamos ver:

1. Tenho uma fanfiction em andamento e mais duas em projeto. Pra quem não sabe o que é fanfiction, na Wikipedia tem um artigo que explica o que é. É só clicar aqui.

2. Ontem eu estava falando com o Nei sobre a letra de Billie Jean do Michael Jackson. Eu estava tentando falar pra ele por que eu acho que o Michael não vai fazer falta e saiu a conversa. Eu realmente acho que o cara da música está ferrado, mas pra isso preciso analisar a música direito.
(Antes que alguém me ameace de morte, eu acho que o Michael Jackson não vai fazer falta porque o que ele tinha que fazer, ele já tinha feito. Daquele mato não ia sair mais nenhum cachorro. Não nego a inestimável contribuição dele para a música e para o mundo. Mesmo porque, sem ele, provavelmente eu não teria aprendido inglês ouvindo Backstreet Boys e Spice Girls na minha adolescência.)

3. Tenho um amigo, o Rodrigo, que escreve contos realmente bons. E toda vez que ele escreve um ele me manda pra eu ler e revisar. E eu adoro fazer isso.

4. Eu e a Allana vamos tentar ressuscitar o Libélula, o meu fanzine de poesia que existe desde 2002 e que está tecnicamente em coma, por motivos adultos. É, todo mundo cresceu e pra minha tristeza as responsabilidades ficaram em primeiro plano, em detrimento do fanzine...

Essas são as minhas tentações. Alheias, porque não tem mesmo nada a ver com a USP, e não alheias, porque com elas eu exercito a veia escritora-crítica-revisora-editora que há dentro de mim.

Porém... no meio do caminho sempre há uma pedra. No caso, a pedra é um trabalho de Introdução aos Estudos de Língua Portuguesa que eu tenho que escrever e entregar até o dia 03 de agosto. Senão, pego uma DP logo no primeiro semestre da graduação. E as chances de conseguir a habilitação em Alemão diminuem.

O trabalho é meio complicadinho pra fazer, porque precisa ter citações bibliográficas, e eu até sou boa em resumos, mas não me acostumei ainda a citar fontes, academicamente falando. Resultado: não comecei a escrever ainda, pelo menos não a versão que vai parar na mão da professora.

Percebem o conflito? Escrever para a graduação é legal também, mas as tentações são como maçãs suculentas no Éden...

domingo, 5 de julho de 2009

Show do Depeche Mode no Brasil

Ok, eu sei que já é notícia velha, mas eu não atinei com a coisa ainda...


Local dos shows de São Paulo e Rio de Janeiro é divulgado

Uma segunda noite foi incluída para a Cidade do México e o local dos shows de São Paulo e Rio de Janeiro foi divulgado. Os shows ficam assim:

Rio de Janeiro: quinta-feira, 22 de outubro no Citibank Hall
São Paulo: sábado, 24 de outubro na Arena Anhembi.

O show de São Paulo será ao ar livre, no Anhembi (sambódromo), zona norte de São Paulo, próximo à estação Portuguesa-Tietê do metrô.
A data de início das vendas para as duas cidades foi alterada: 14 de agosto.

(Fonte: Depeche Mode Brasil)

E eu vou nesse show, for sure! =D


Aí está o novo single. Eu ia incorporar do Youtube, mas eles estão com frescura... rsrsrs


Depeche Mode - "Peace"