Semana passada eu estava comentando sobre a minha “biblioteca”. Bom, segundo o Michaelis, agora eu posso chamar o que eu tenho de biblioteca:
Bi.bli.o.te.ca sf (gr bibliothéke) 1. Coleção de livros, dispostos ordenadamente.
Agora porque durante o final de semana passado eu organizei e cataloguei todos os títulos que eu tenho. Descobri que eu tenho a ‘incrível’ marca de 114 títulos, dispostos em quatro caixas e na estante da minha mesa. Vou falar aqui sobre os mais legais, ou pelo menos os que eu acho mais legais.
O mais interessante é que eu tinha livros lá que eu nem lembrava que tinha! Desde dois títulos em inglês e alguns da Agatha Christie até a coleção [quase] completa do Paulo Coelho.
Sim, eu tenho livros do Paulo Coelho, podem preparar o castigo…
A minha lista começa com os Clássicos Abril que eu consegui comprar até bater um carro e ter que pagar o conserto no começo do ano. São os dois volumes de Crime e Castigo do Dostoiévski, o clássico do Flaubert ‘Madame Bovary’, O retrato de Dorian Gray com todo o esplendor do esteticismo de Oscar Wilde e um do Goethe, Os sofrimentos do jovem Werther, que recentemente virou refeitório de formiguinhas… eu sei lá como elas apareceram, só posso dizer que eram suicidas – como o Werther era – por resolverem banquetear-se em cima do MEU livro.
Daí pulamos para os livros da Saga de Avalon. Eu tenho sete livros da Saga:
- A queda de Atlântida: A teia de luz e A teia de trevas;
- A senhora de Avalon;
- As brumas de Avalon: A senhora da magia, A grande rainha, O gamo-rei e O prisioneiro da árvore.
(Eu quero comprar os outros, mas são raros e muito, muito caros…)
Daí tenho dois livros em inglês que eu nem lembrava que estavam lá guardados. São eles Out of the deeps, de John Wyndham, que é um narrativa no estilo FC&C, e Poirot investigates, da Agatha Christie, numa edição da década de 50. Dá pra imaginar o estado do pobrezinho… Ainda da Agatha Christie eu tenho mais oito livros – inclusive a versão em português de Poirot investigates –, presentes do meu pai. Percebem que gostamos muito da Agatha Christie?
Sobre os do Paulo Coelho, eu tenho todos até O demônio e a srta. Prym, mais Maktub, O manual do guerreiro da Luz e A bruxa de Portobello. Eu tinha outros dois, Onze minutos e O Zahir, mas eu não sei onde eles foram parar. No caso da Saga de Avalon eu comprei de novo os quatro volumes das Brumas quando perdi o primeiro e o terceiro, mas nem vou me dar ao trabalho de repor os do PC.
E então eu descubro que eu tenho mais Literatura Brasileira do que eu imaginava. Mais exatamente 40 títulos, o que dá cerca de 1/3 do total. Tirando esses do Paulo Coelho, eu tenho Álvares de Azevedo, José Lins do Rego, Luís Fernando Veríssimo, Glauco Mattoso, Arnaldo Jabor, Chicos Buarque e Anísio, Clarice Lispector, Mário Prata… enfim, um monte.
Agora eu preciso pensar numa casa definitiva pra todos eles, porque as caixas são provisórias há quatro anos e nem um pouco adequadas pra guardá-los. E ainda por cima eu preciso incrementar a coleção com livros teóricos, alguns de literatura fundamentais pra minha formação acadêmica… ou seja, estou literalmente prestes a me afogar em livros.
=P
wow... e depois eu achava que eu tinha muitos livros... xD
ResponderExcluir*cabe tudo numa prateleira do meu armário*
#fail xD
e suicidas mesmo... te entendo nisso... ninguém nem nada tem o direito de encostar profanamente num livro e sair impune... *olhar homicida*
Comentário em tópicos. Pq eu to sem idéias hj, rs.
ResponderExcluir-Não comento o Paulo Coelho.
-MAAAAAN, DESDE QUANDO FLAUBERT É BOM. Eu quase morri de tédio lendo a Bovary, ele consegue a proeza de emparelhar com o Eça (e isso NÃO é pouco).
-Oscar Wilde é meu amorzinho forever, rs. Eu adoro o prefácio dele desse livro, apesar de não gostar tanto do livro xD
-Não sabia q a Queda de Atlândida era da Saga de Avalon, vou ler D: E a Senhora de Avalon por acaso é o que a menina lá casa com o wannabe César? /hm
-O que é o estilo FC&C? xD
-Eu preciso tomar vergonha na cara e seguir seu exemplo, mas pra isso preciso de uma casa primeiro, né. Quem sabe ano que vem. xD Enquanto isso, os meus livros vão se virando dentro do guarda-roupa, em caixas, pegando pó no rack... (heresia, heresia! xD)