domingo, 29 de janeiro de 2012

O Império do Sol, die Freudenabteilung e outros devaneios

Já faz bem uns 10 anos que eu ouço Joy Division, desde quando uma colega me deu uma fita cassete [nossa, eu tou ficando velha!] com várias músicas dos anos 80 gravadas. Duas delas eram Transmission e Love will tear us apart, e eu lembro que depois disso o primeiro CD que eu comprei foi o Substance, a coletânea mais famosa do Joy. Com o passar do tempo a coleção de músicas foi aumentando, e hoje eu tenho a discografia toda no netbook.

Daí esses dias eu assisti um filme chamado O Império do Sol, e como não podia deixar de ser fui pesquisar sobre ele na internerds. A primeira coisa que eu descobri foi que o personagem Jim Graham foi interpretado por um jovem Christian Bale, que viria a interpretar o Batman de Christopher Nolan. Mas isso não vem ao caso. O que vem ao caso é que eu sou curiosa, e quando cliquei no nome do escritor do livro que deu origem ao filme eu tomei um susto e minhas sinapses bêbadas entraram em ação.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Traduzindo músicas: Depeche Mode – The Sun and the Rainfall

Esta é a última faixa do álbum “A Broken Frame”, de 1982. Particularmente ela é uma das minhas favoritas de todos os tempos. A junção entre a letra e a melodia, mais o timbre da voz do Dave Gahan – que contava com apenas 20 anos na época do lançamento do álbum – faz com que ela seja uma das mais belas músicas do Depeche Mode em 30 anos de carreira.