quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O dilema da matrícula no 7º semestre

Hoje à meia-noite  foram abertas as matrículas para o próximo semestre letivo da USP. Pra quem não sabe, na USP nós precisamos de um determinado número de créditos para poder colar grau, e sendo assim nós escolhemos as matérias de acordo com o que queremos estudar e observando a quantidade de créditos. Há matérias obrigatórias e optativas de acordo com a graduação escolhida. E nós mesmos fazemos a matrícula no JupiterWeb, o sistema da graduação. Lá nós pedimos documentos, nos inscrevemos pra bolsas de estudo e consultamos nossas notas finais, além de nos matricularmos no final do semestre…

Na página da Desciclopédia dedicada à USP há o seguinte comentário sobre as matrículas no JupiterWeb:

Desde de meados da década de 1990, a USP instaurou o sistema luciferweb como forma de matricula para os alunos de graduação. Tal momento é festejado por todos os alunos da USP, que acordam as 7 da manha do dia da festa para fazer sua matricula e vão embora da festa as 10 da noite, ou quando conseguirem acabar de se matricular em todas as matérias Só Deus, caso ele exista, sabe como o sistema Luciferweb funciona. Estudos mais recentes afirmam que se trata de uma mistura de jo-ken-pô com tele-sena, comandado virtualmente por Sauron, o Senhor dos Anéis, diretamente de Mordor na Terra Média.

Seria cômico se não fosse trágico. É bem isso mesmo. Hoje o JupiterWeb resolveu assustar a galera com uma mensagem de erro. Minha teoria é que ele notou que se chama Júpiter e resolveu se declamar o senhor da graduação, e só faz o que quer na hora que quer.

Mas aí eu perseverei e consegui abrir a bendita página da matrícula. Nem precisava fazer a matrícula agora, temos um prazo bom, até, pra isso, mas eu sou ansiosa demais…

Neste 7º semestre de curso eu tenho só três obrigatórias: Língua Alemã V, Introdução à Tradução do Alemão [é muito amor, minha gente!] e Teorias do Texto. Daí, como eu preciso de optativas, me matriculei em mais quatro matérias. Até eu chegar nelas foi uma via-crucis – quando o problema não é o horário, é o pré-requisito, quando não é o pré-requisito, é o horário… Daí temos a “lista”:

- Leitura e Produção de Texto é uma matéria que eu quero fazer, tipo, desde SEMPRE. Talvez agora, já indo pro 4º ano, minhas habilidades dissertativas tenham melhorado, mas eu sofria pra fazer redação quando estava no cursinho. O Júpiter nunca me deu essa matéria, mas vai que eu tenho sorte, né? Encaixa na grade de segunda, ok, matriculada.

- Teoria Literária I não é a matéria dos meus sonhos, mas é ministrada pelo professor dos sonhos de qualquer estudante da Letras: Jorge de Almeida. Eu cursei Introdução aos Estudos Literários I e II com ele e foi, por falta de adjetivo melhor, mágico. Eu mudei minha ênfase em língua estrangeira de Francês pra Alemão depois de uma aula dele, onde ele comentou sobre o movimento Sturm und Drang [Tempestade e Ímpeto], cujos principais expoentes foram Goethe e Schiller. Considerando que eu gosto de Rilke também, pronto, fui pro Alemão.
Só há um problema com Teoria Literária: eu sou uma TAPADA quando o assunto é teoria, e uma TAPADA AO QUADRADO quando o assunto é teoria literária. E o programa do curso é lindo, mas é pesado…

- Cultura Russa I eu encaixei na grade logo depois que encaixei TL I, porque é a segunda aula de terça-feira. E eu, particularmente, cursarei TODAS as matérias de Cultura que eu puder. O fato de eu ser doida pelo Dostoiévski também ajuda nesta escolha em particular. Sendo assim, ok, matriculada.

- Linguística Contrastiva Português-Alemão, sim, é a matéria dos meus sonhos. Depois de tradução, linguística contrastiva é uma das coisas que mais despertam meu interesse na Letras. Numa descrição bem por cima, nós pegamos as características das duas línguas e estabelecemos um contraste entre elas. Coisa linda, linda.

Mas eu consegui ficar em dúvida na hora de registrar no Júpiter duas das matérias citadas acima: Teoria Literária I e Linguística Contrastiva Português-Alemão. Sobre TL I, eu posso dizer o seguinte: eu me conheço bem o suficiente pra saber que em junho do ano que vem eu estarei me descabelando porque preciso fazer o trabalho final e passei o semestre inteiro boiando. E quando eu bati o olho no programa e vi que havia QUATRO aulas sobre Lukács, eu soube que este seria um semestre bem longo. O Lukács é um ótimo teórico… quando a gente consegue finalmente entender o que ele disse, lá pela vigésima leitura do MESMO texto. Então, melhor não, né? E sobre Linguística Contrastiva, apesar de ser uma matéria que eu ADORO, achei melhor deixar pra quando meu alemão estiver melhor do que está agora. Porque, sinceramente, eu mal consegui falar durante cinco minutos na prova de Conversação da semana passada, e não estou certa se vou conseguir acompanhar uma aula de linguística que pede Língua Alemã IV como pré-requisito. Sim, eu cursei Língua Alemã IV, mas a expectativa é meio alta demais e eu prefiro não me queimar por enquanto.

Então eu troquei as duas matérias por outras duas: no lugar de TL I eu coloquei Introdução à Prática de Tradução do Inglês – nem preciso comentar, né? – e no lugar de Linguística Contrastiva eu coloquei  Introdução à Literatura Alemã – esta não tem pré-requisito, por ser uma optativa livre, então todo mundo pode fazer, e eu já vou me preparando para os TRÊS semestres de literatura alemã que eu vou precisar cursar até o final da graduação.

 

E agora eu vou dormir… contente. Consegui resolver satisfatoriamente o dilema e acho que fiz umas escolhas legais pra esse próximo semestre…

=)

*Atualização às 23h45 de 30/11: troquei Introdução à Literatura Alemã por Literatura Infantil e Infanto Juvenil porque me toquei que Introdução à Literatura Alemã é uma disciplina que eu NÃO vou gostar de cursar… e essa outra parece ser interessante, além de ser eletiva e não livre. =P

4 comentários :

  1. Teu semestre parece que vai ser bem legal! Aproveita bastante e desencana das notas, pq o que importa é aprender e curtir o curso!

    Beijos da mana devotee
    Lu

    ResponderExcluir
  2. @Lu: Brigada, mana! Eu bem que tento desencanar das notas, mas fica meio difícil quando chega o final do semestre...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. lindinha, se o júpiter não me cuspir, faremos juntas literatura infantil e juvenil... =) Vou já pensando na desculpa pro requerimento, porque já estou com "IL"... hehehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Isa, o Jupiter vai me cuspir com certeza de Literatura Infantil e Juvenil, pq eu tou em 70º na IL e tem 35 vagas só... vamos ter que rumar pra outra matéria, pelo jeito. =(

    ResponderExcluir